FROM THE BLOG

Respirar: Por que deveria me preocupar com algo que ocorre naturalmente?

homem barba

A respiração ocorre naturalmente quando nascemos, por instinto, como os outros animais o fazem. Essa é uma respiração ampla, que utiliza a capacidade total dos pulmões. Mas não somos como os outros animais, certo? Começamos a vida engatinhando, depois ficamos em pé e, muitas vezes, mantemos uma má postura. Aprendemos que tem que pôr a “barriga para dentro e o peito para fora”. Nossas roupas nos restringem, nossa imagem nos restringe, afinal, que feio é estufar a barriga enquanto respira! A rotina em escritório nos deixa curvados sobre o computador, respirando de forma curta e ansiosa. E essa lista só cresce.

O oxigênio é uma substância tão importante no nosso organismo que a falta dele nos leva a óbito em minutos. Quais serão os resultados de aprender a trazer mais deste valioso elemento para dentro de nós? A lista novamente é grande: aumento de disposição, da produtividade, da aptidão em administrar o stress e por aí vai.

O mais legal: perceber esse efeito é muito fácil e rápido. Vamos lá, enquanto lê, estenda mais as costas, melhorando sua postura. Descontraia a musculatura abdominal e comece a prestar mais atenção na sua respiração. Agora inpire profundamente e tente expandir a musculatura do abdômen, para permitir que mais ar entre. Ao exalar procure comprimir todos os músculos do abdômen e tórax, para tirar o máximo de ar.

Repita.

Mais uma vez.

E outra, e outra. Continue lendo e fazendo essa respiração.

Não é à toa que a sabedoria popular diz a alguém que esteja irritado e fora de si: calma, respire. Depois você pensa no que fazer. Algo tão simples, tão natural, e que nos impacta de forma incrível. Geralmente, as coisas são assim em nossa vida, o que mais modifica nossos resultados, seja em qual área for, são elementos muito simples, mas que ocorrem com frequência e de forma sistemática.

Já se sente diferente, não é? Que tal tornar isso um hábito e manter uma respiração mais consciente em seu dia?

Be Sociable, Share!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Mídias sociais

Mantenha-se atualizado sobre os principais acontecimentos da sua escola e da rede Método DeRose via suas redes sociais preferidas, além das postágens do nosso blog